PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 24ª SUBSEÇÃO DE CAMPO NOVO DO PARECIS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

OAB incentiva uso de meios extrajudiciais para solução de conflitos; vídeo ensina a protocolar virtualmente

01/06/2020 13:50 | CONCILIAÇÃO
Foto da Notícia: OAB incentiva uso de meios extrajudiciais para solução de conflitos; vídeo ensina a protocolar virtualmente

Foto: divulgação

img    Temendo o aumento expressivo no número de disputas judiciais que possam vir a congestionar ainda mais o Poder Judiciário, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) tem incentivado o uso dos meios extrajudiciais para a solução de conflitos. 
 
    Em nota técnica, a Comissão Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem, recomenda que no exercício da função, advogados e advogadas busquem resoluções de conflitos a partir da utilização de ferramentas virtuais. 
 
De acordo com a presidente da comissão especial, Nalian Borges Cintra Machado, para evitar o crescimento do número de processos e também para otimizar a solução de litígios, o melhor é que se busque negociações, mediações, conciliações, práticas colaborativas e arbitragem através de canais online. 
 
    “Mantém-se as recomendações de distanciamento social e também, reduz-se o desgaste emocional e financeiro, além de preservar o sigilo das informações envolvidas”. 
 
    Essas soluções estão alinhadas às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e as recomendações do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 
    Segundo Nalian, os profissionais da advocacia podem utilizar a opção pelo método autocompositivo mais adequado. E, optando pela mediação ou conciliação, o advogado ou advogada deve buscar para o seu cliente, a efetivação do procedimento através das Câmaras, Centros (CEJUSCs) ou profissionais independentes disponíveis. 
 
    Afinal, em tempos de pandemia, inúmeras situações, como rescisões, revisões, renegociações de contratos e os pedidos    de recuperações judiciais, implicarão em um aumento expressivo no número de litígios. 
 
    “E assim como nos sacrificamos para preservar o sistema de saúde, é preciso nos esforçar para tentar evitar o colapso do Poder Judiciário. Neste momento o advogado e advogada devem cooperar no combate dos reflexos jurídicos negativos dessa grave crise, orientando seus clientes na mais eficiente solução dos problemas pelos quais passarão, administrando os gastos com litígios e avaliando qual o melhor caminho para conduzir o seu cliente”, finaliza. 
 
 
    Saiba como protocolar virtualmente demandas processuais direto no PJe: https://youtu.be/AjzUlfvjO8Q
 
 
 
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
Instagram @oabmatogrosso

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp