16/12/2019 14:00 | Reconhecimento
Foto da Notícia: Primeira conselheira da OAB-MT e advogados são homenageados por trajetória dedicada à advocacia

Foto: George Dias/ZF Press

img    Considerados exemplos de ética e retidão e como símbolo da trajetória dedicada à advocacia e à sociedade, a advogada Leila Francisca de Souza e os advogados Valfran Miguel dos Anjos e Ivo Matias foram homenageados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), na última sessão do Conselho de 2019. Na placa entregue, palavras de agradecimento pelas marcas que deixa na memória e na história da Ordem e da sociedade.

Primeira conselheira mulher da OAB-MT, no biênio 1967-1968, Leila Francisca dedicou boa parte de sua vida ao escotismo. Também atuou na Secretaria de Segurança Pública do Estado e tem uma história de dedicação a crianças e idosos. Para o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, além de ética e retidão, a palavra que define a advogada     aposentada também é superação.

img    “Quando digo superação, me refiro a dificuldade daquele tempo em que foi a primeira conselheira mulher da Ordem. Se hoje, em 2019, ainda presenciamos, lamentavelmente, cenas de discriminação de um país ainda machista, imagino nos idos de 67, período de Ditadura Militar, uma mulher tornar-se conselheira dessa casa, que era a única que levantava sua voz contra a Ditadura. Só com a firmeza e fibra da senhora”, declarou.

Na oportunidade, Leila Francisca agradeceu a homenagem e contou um pouco de sua história. “Se hoje estamos nessa sala com sala com ar refrigerado, bonita e com toda higiene, é porque há muitos anos uma diretoria, um conselho com sete advogados e uma advogada não adormeceu. Cercamos todo esse terreno com arame farpado, para evitar que fosse desapropriado e fizemos isso para que hoje tivéssemos todo esse conforto. O que eu quero dizer é que a união faz a força, a força é o poder e o poder é a vitória”.

Valfran Miguel dos Anjos

img    Nascido em 1952, casado, pai de quatro filhos, formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso e em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe, Valfran Miguel dos Anjos já foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-MT, e presidente da Comissão de Exame de Ordem.

Também tem um currículo marcado pela história de luta sindical, tendo sido presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado de Mato Grosso, da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Centro Norte, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de coordenador Regional do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos e Secretário de Assuntos Jurídicos da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Centro Norte.

Após se emocionar com uma homenagem patrocinada pelo filho Marco Aurélio Valle Barbosa dos Anjos, também advogado, e receber um laço branco, símbolo da luta dos homens pelo fim da violência contra as mulheres, Valfran Miguel dos Anjos decidiu agradecer a honraria ora recebida em nome de uma advogada.

“Nosso quadro, possivelmente, é formado mais de 50% por advogadas, minha homenagem é a elas, porque a Justiça vem através das mulheres. Senão fossem elas, certamente não haveria Justiça. Na história da Justiça, as mulheres são baluarte, então quero homenageá-las em nome da Nossa Senhora do Guadalupe, a qual hoje rendemos graça na Igreja Católica”, ressaltou.

Ivo Matias

img    Casado, pai de três filhos, avô de seis netos, ex-presidente da Subseção da OAB de Barra do Garças e do Tribunal de Ética e Disciplina, ex-conselheiro estadual e atual presidente da Comissão de Fiscalização dos Gastos Públicos e Combate à Corrupção, Ivo Matias destacou, na oportunidade, que nenhuma das honrarias já recebidas, nem mesmo as mais altas delas, o satisfizeram tanto quando a que recebia naquele momento.

“Quero expressar minha especial gratidão por essa casa, a qual aprendi admirar e respeitar ao longo dos meus 42 anos de exercício da advocacia. É muita emoção e posso dizer de alma aberta para vocês que jamais recebi uma notificação sequer. Isso não é vaidade, é fato e merece ficar registrado aqui nessa casa, que me concede essa homenagem que me faz orgulhar da profissão que escolhi”, declarou.