PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 24ª SUBSEÇÃO DE CAMPO NOVO DO PARECIS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

Congresso debate avanços necessários e medidas contra retrocesso na defesa dos direitos da criança e do adolescente

19/07/2019 10:50 | Infância e Juventude
Foto da Notícia: Congresso debate avanços necessários e medidas contra retrocesso na defesa dos direitos da criança e do adolescente

Foto: ZF Press

 
    imgMedidas necessárias à garantia de proteção e de convivência familiar marcaram o início dos debates propostos pelo III Congresso Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (18). Desde a abertura da solenidade, com representantes das diversas entidades que compõem a rede de proteção da infância e juventude, até a primeira mesa de discussão, foram apontadas mudanças que precisam ser adotadas para promover avanços e frear retrocessos na questão da infância e juventude no Brasil. 
 
    A anfitriã do evento, a presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB-MT, Tatiane de Barros Ramalho, expressou a gratidão pela realização do evento na Capital, o que ocorreu por definição de um grupo dos presidentes de comissões da Infância e Juventude de todo o país, no evento representados pelas seccionais de Amazonas, Pará, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Mato Grosso do Sul. Também agradeceu aos demais parceiros pela realização do evento. “Que a nossa voz não se cale”, pediu aos integrantes do Congresso, em nome da defesa dos direitos de crianças e adolescentes no país.
 
   img Presidente da OAB-MT, Leonardo Campos lembrou o quão caro e sensível é o tema tratado no congresso para todo o país e a importância de promover uma discussão envolvendo todas as seccionais no debate. 
“Este congresso não é da OAB-MT, é de todas as seccionais, de todas as comissões da infância e juventude do Brasil. Vivemos um momento de muita divisão, entre nós e eles. Precisamos, no entanto, de mais encontro e menos confronto, ultrapassar e virar a página dos interesses políticos e partidários e pensarmos nos interesses da nação brasileira. Implementando as reformas necessárias, pautando o Brasil para uma pauta econômica que traga efetivamente a geração de emprego e renda, a partir dela, temos o desenvolvimento inclusive do seio familiar”, asseverou o presidente. 
 
    O juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Túlio Dualibi Alves Souza, destacou a necessidade de o Poder Judiciário participar ativamente do encontro. “Quero parabenizar a OAB por sediar um evento tão importante, de tamanha magnitude. É um orgulho o Poder Judiciário estar aqui para dialogar sobre a defesa dos interesses e dos direitos da criança e do adolescente. Que daqui possam sair ideias e ações concretas para melhorar ainda mais a vida da sociedade, que só será melhor se a vida de nossas crianças e adolescentes melhorarem”.   
 
    Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lindacir da Rocha Bernardon deixou uma mensagem de perseverança na causa. “Esse é marco histórico para Mato Grosso. As dores que cercam a violência da criança e do adolescente refletem em toda a nossa sociedade. Se não fizermos nada para mudarmos isso, seremos os grandes sofredores de hoje e do futuro. Ainda há tempo”
 
    Representando o governador do Estado, Mauro Mendes, o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, comentou sobre a missão rotineira das forças policiais com o tema do congresso. “Nada melhor do que os profissionais que estão aqui, que participam dessa rede em seu cotidiano, possam discutir com os técnicos. Porque só discutindo temas é que a gente vai começar a melhorar, a chegar num denominador comum, e não deixar no esquecimento por todos assunto tão importante, que aflige a todos, porque somos, hoje, pais e, um dia, fomos criança”.
 
    imgO vice-presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB, Anderson Rodrigues Ferreira, reforçou a importância de unir forças em todo o país pela causa da infância e juventude. “É uma honra estar aqui. Esse evento surgiu de contornos de uma reunião de oito presidentes de comissões, com um pequeno sonho, de trabalhar em rede, de fazer o Sistema OAB. Todo advogado e advogada jura à defesa dos direitos humanos. Vivemos tempos bem difíceis, em que a Conferência Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente está ameaçada de acontecer, as conferências estaduais também. Temos que estar sempre vigilantes. E, também, nunca a Ordem dos Advogados foi tão atacada, mas também nunca estivemos tão unidos e fortes e temos que permanecer desta forma”. 
 
    Ainda compuseram o dispositivo de honra de abertura do Congresso a advogada fundadora do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), primeira palestrante do encontro, Maria Berenice Dias, a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Ferreira Carvalho, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso Maria Erotides Kneip Baranjak, o defensor público-geral de Mato Grosso, Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz, e o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.
img
 
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp