09/07/2019 14:34 | Seminário
Foto da Notícia: OAB-MT reúne faculdades para debater qualidade do ensino jurídico em Rondonópolis

img  Nesta sexta-feira (5) foi a vez de Rondonópolis receber o Seminário de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). O evento que percorrerá todo o estado teve sua primeira edição realizada na Capital, no fim de abril, e agora reuniu os representantes das instituições de ensino da região Sul de Mato Grosso.

“Queremos efetivamente conhecer a qualidade do ensino jurídico por dentro. Debater com aqueles que o constroem e realizam”, explicou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos. Ele ressalta que a Ordem precisa estar próxima das faculdades de Direito, ouvindo estudantes, professores e professoras.

Além da diretoria da OAB-MT, OAB Rondonópolis e OAB Jaciara e Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), o evento contou com o debate “Desafios, Realidade e Perspectiva do Ensino Jurídico em Rondonópolis”, com a participação dos coordenadores dos cursos de Direito da Famm/Unemat, Unic Ari Coelho, Unic Floriano e Uniaselvi, e com as palestras “Selo OAB Recomenda – Critérios”, do presidente da Comissão de Ensino Jurídico, José Patrocínio de Brito Junior; “Exame de Ordem – Desafios e Perspectivas”, do presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Hélio Udson de Oliveira Ramos e “Potencialidades e Importância do Núcleo de Práticas Jurídicas no Ensino Jurídico”, pelo membro honorário vitalício da OAB-MT, Francisco Faiad.

Presidente da OAB Rondonópolis, Stalyn Paniago reforçou a importância do evento lembrando que o que se produz hoje nas faculdades é o que será entregue à sociedade com profissionais da advocacia, magistratura, promotores, delegados, policiais, entre outros.

“Não adianta cobrarmos lá na ponta, lá no produto final, que somos nós, profissionais que lidamos com direitos sagrados dos cidadãos, se não estivermos aqui alimentando esses estudantes com ensino jurídico de qualidade. E, para efetivamente demonstrar às instituições que a Ordem não está aqui apenas para fiscalizar e criticar, é que realizamos fóruns como esse, para, através de uma parceria, cada qual na sua competência, construirmos juntos a qualidade do ensino jurídico. Não o ensino mercantil, mas o que tem responsabilidade social com os mato-grossenses”, finalizou Leonardo Campos.