Advogado que impediu agressão à defensora recebe homenagem da DPE-MT

15/05/2019 17:30 | Rosário Oeste
Foto da Notícia: Advogado que impediu agressão à defensora recebe homenagem da DPE-MT

Foto: Alexandre Guimarães/DPMT

imgDepois de proteger a defensora pública Giovanna Santos da agressão física de seu assistido durante uma audiência realizada no Fórum de Rosário Oeste, no dia 30 de abril, o advogado Moacir Ribeiro, que atuava no caso, recebeu uma Moção de Agradecimento da Defensoria Pública do Estado. A homenagem por defendê-la ocorreu no dia 9 de maio, no mesmo espaço, feita pelo defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz, e acompanhada por membros do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Secretário-geral do TDP, o advogado Gilberto Maltz Scheir destacou a atitude do profissional ao resguardar a defensora pública, por ter agido de forma humana, independentemente de estar atuando no lado oposto da ação.

“O senhor praticou um ato de humanidade que não tem palavras que possam qualificar o que o senhor fez. Não tem certificado, não tem palavra. Seu íntimo e a sua consciência que vão dizer: eu fiz o que é certo em prol do ser humano. Em nome da OAB, em nome da advocacia, sentimo-nos honrados em ter um ser humano como o senhor como colega”, disse Gilberto Shceir ao advogado Moacir Ribeiro.

Na mesma linha, o defensor público-geral agradeceu a atitude do advogado. “Gostaria de dar os parabéns ao Moacir pela sua humanidade. O objetivo maior de estarmos aqui é fazer esse agradecimento ao ser humano que, naquele momento, se levantou e protegeu a nossa colega que estava se sentindo desamparada”, declarou.

imgTão ágil no impedimento da agressão e também homenageado pelo feito, o policial militar José Urbano da Silva, que acompanhava a audiência no fórum, foi o responsável por mobilizar o agressor, José Felipe Ribeiro, que tentava sacar um canivete para atingir a vítima.

“A intimidação não era só com palavras, era uma intimidação física. Não havia outra postura a ser adotada por mim ou pelos colegas que ali estavam. Tive que chamar a atenção dele e, felizmente, ele se voltou contra a mim. Ela estava ao lado dele. O gesto dele foi infame, foi covarde. A intervenção do Urbano foi essencial, pois não vi o canivete. Tive que ir para cima dele, e tudo terminou bem. Agradeço enormemente a homenagem”, relatou o advogado homenageado.

A defensora pública contou que José Felipe, que é produtor rural, frequenta a Defensoria desde 2005 e que já atuou em favor dele em diversos procedimentos de ordem criminal e cível. “Neste caso, era uma audiência de conciliação – teria sido violado o seu direito de posse de uma propriedade. Ele queria que a gente especificasse quando sairia a sentença e expliquei que isso não seria possível, pois existe todo um procedimento. Ele começou a me xingar e ficou violento. Naquele momento, ele foi retirado da sala”, relatou a defensora.

Também participaram da homenagem o secretário-geral adjunto do TDP, Alex Martins Salvatierra, a promotora de justiça Luane Rodrigues, o primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges de Freitas e a tenente-coronel PM Cláudia Regina.

“Nos rincões do Brasil, os advogados às vezes se sentem sozinhos. Mas a nobre postura do doutor Moacir não permitiu que a doutora Giovanna se sentisse sozinha naquele momento e, com certeza, foi um ato que merece louvor”, comentou o advogado Alex Salvatierra.

Com assessoria de imprensa da DPE-MT