PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 24ª SUBSEÇÃO DE CAMPO NOVO DO PARECIS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

Comissões de Defesa do Consumidor se mobilizam contra resolução da Anac

19/12/2016 13:00 | Bagagem

    As comissões de Defesa do Consumidor das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizam um ato de repúdio à resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que permite que as empresas de transporte aéreo cobrem pelo despacho de bagagem.

    Apesar do Senado ter aprovado a suspensão da resolução, a medida ainda será avaliada pela Câmara dos Deputados e pode ser alvo de uma ação judicial proposta pela OAB.

    Conforme as regras atuais, o passageiro tem o direito de transportar um mala de até 23 quilos nas viagens nacionais e duas malas de 32 quilos nos voos internacionais. Contudo, se a mudança proposta pela Anac entrar em vigor, os passageiros somente poderão levar bagagem de mão de até 10 quilos. Para despachar malas ou outras bagagens, será cobrado o preço por quilo, além do valor da passagem.

    O tema vem sendo estudado pela Comissão Nacional de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB desde o início do ano e o resultado foi um parecer que aponta que a resolução fere o Código de Defesa do Consumidor.

    Isso porque , conforme aponta o parecer, o consumidor ficaria à mercê das políticas que as companhias aéreas queiram praticar.

    De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Rodrigo Palomares, a resolução ainda traz outros abusos, como a falta de compromisso com os passageiros no caso de extravio de bagagens, assistência em decorrência de atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

    “É gritante a ilicitude que o poderio econômico está tentando fazer com milhares de consumidores do Brasil sob o véu da autarquia especial”, ressaltou Palomares.

    Ele ainda destaca que é de suma importância que não apenas a OAB, mas todas as entidades que atuam na defesa do consumidor se manifestem contrariamente à resolução da Anac.

Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp