PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 24ª SUBSEÇÃO DE CAMPO NOVO DO PARECIS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

Comissão de Direito Eletrônico reivindica acessibilidade a advogado deficiente visual

12/05/2015 18:11 | Peticionamento Eletrônico
Foto da Notícia: Comissão de Direito Eletrônico reivindica acessibilidade a advogado deficiente visual

Foto: Fotos da Terra

    Na tarde desta terça-feira (12 de maio), o presidente da Comissão de Direito Eletrônico (Codel) da OABMT, Eduardo Manzeppi, se reuniu com o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, João Thiago Guerra, para reivindicar mais acessibilidade aos sistemas de peticionamento eletrônico PEA e Projudi. Manzeppi foi acompanhado do advogado Marcelo Leandro Sonntag, de Sinop, que é deficiente visual. Ele foi encaminhado pela Subseção de Sinop, por meio do presidente Felipe Guerra, que procurou a Seccional pedindo ajuda.
 
    Marcelo Sonntag explicou ao magistrado as dificuldades encontradas nos sistemas para peticionar ou até mesmo acompanhar os andamentos dos processos. “Utilizo um programa de que faz a leitura da tela do computador, mas mesmo assim há alguns links e campos que devem ser preenchidos que esse programa não os lê, o que inviabiliza a continuidade do trabalho. São barreiras que impedem que os advogados tenham acesso às informações dos seus processos, bem como impossibilitam que estes peticionem, dificultando o exercício da profissão”.
 
img
    
    De acordo com o advogado, “somente é possível acessar os links e campos por comandos efetuados com o mouse, o que torna praticamente impossível pelo fato dos deficientes visuais trabalharem com comandos de teclado. O mouse, para quem não enxerga, não adianta, é a mesma coisa que nada”, sublinhou.
 
    Eduardo Manzeppi e Marcelo Sonntag entregaram ao juiz auxiliar da Presidência do TJMT um documento solicitando a implantação de acessibilidade ao sistema PEA e Projudi. Por sua vez, o magistrado se comprometeu a testar o programa utilizado pelo advogado nos referidos sistemas para analisar a viabilidade de fazer adaptações que garantam o direito de peticionar e ler os atos processuais. Registrou, também, que tudo o que estiver ao alcance do TJMT será feito para garantir o amplo acesso da advocacia à justiça.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
 
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp