Atuação de militares recebe reconhecimento público da OAB-MT

28/07/2017 12:20 | Segurança Pública
Foto da Notícia: Atuação de militares recebe reconhecimento público da OAB-MT

img    O respeito e a confiança no trabalho da Polícia Militar do Estado foram publicamente reconhecidos mais uma vez, nesta sexta-feira (28), pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), ao prestar uma homenagem a quatro policiais que atuaram na defesa de um casal de advogados mantido como refém por mais de 10 horas, na semana passada, na Capital. Em sessão ordinária das Turmas do Conselho Seccional da instituição, o presidente Leonardo Campos destacou, como representante da sociedade civil organizada, a importância do trabalho de mão dupla cultivado entre a OAB-MT e a PM para garantir o estado democrático de direito.

“A sociedade mato-grossense se reúne nesta instituição. A OAB-MT recebe a sociedade civil organizada diariamente em sua casa e, obviamente, por ser a voz dessa sociedade, nós queremos aqui prestar esse reconhecimento público à PM. Mais que isso, o reconhecimento de confiança nossa, da sociedade, no trabalho de cada um dos senhores”, bradou o presidente às autoridades da pasta da Segurança Pública presentes na abertura da Sessão, dentre eles o secretário de Estado, Rogers Jarbas, o comandante-geral da PM, Marcos Vieira da Cunha e o responsável pelo Comando Especializado de Segurança Pública (CESP), coronel PM Henrique Correia da Silva Santos.

Os policiais militares homenageados – tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva, subtenente Marcírio Silva Santos, major Carlos Augusto Evane e major Paulo César da Silva – receberam uma placa assinada pela diretoria da OAB-MT que destaca a honra, a coragem e a dignidade do trabalho policial. Os quatro atuaram no assalto ocorrido no último dia 21, em que ficaram sobre a mira de assaltantes o advogado Mário Sá e sua esposa por mais de 10 horas, dentro de casa, no bairro Jardim Europa. Os PMs promoveram a rendição dos criminosos sem que houvesse nenhum ferido na ação.

“Eles demonstraram que a vida do cidadão mato-grossense está em boas mãos. Trata-se de uma corporação formada de homens e mulheres extremamente capacitados e valem nosso reconhecimento público”, reforçou Leonardo Campos.

O secretário de Segurança Pública, responsável pela pasta desde abril de 2016, deu ênfase ao papel da OAB-MT na sociedade, por também abrigar o trabalho de conselhos, entidades e instituições cujo objeto é a melhoria da qualidade social. “É muito importante essa participação da OAB-MT, porque vai transformar a sociedade. Dentro de uma prospecção de cenários que temos hoje, devemos prender mais de 20 mil pessoas este ano. Mas não é a prisão que vai trazer resolutividade de base social. Os papeis sociais têm que ser bem desempenhados para mudar a realidade, e a OAB vem desempenhando muito bem seu papel social”.

Quanto à ação na qual atuaram os homenageados, Roger Jarbas reiterou o trabalho, sobretudo por vidas terem sido poupadas. “Ali, havia condição de uma ação diferenciada e que poderia ter gerado duas mortes, não do advogado e sua esposa, que foram preservados, mas poderia sim, dentro da estratégia da atividade do Bope (Batalhão de Operações Especiais), ter ocorrido uma ação contra o comportamento dos criminosos. Mas não foi assim justamente porque adotaram a técnica ao pé da letra”. Também estiveram presentes na homenagem os comandos do Regimento do Policiamento Montado e Especializado da PM, além de diversos militares.

Após as homenagens, o Conselho manteve os trabalhos ordinários da sessão ao longo da manhã.

Assessoria de Imprensa OABMT